Toxina Botulínica

Botox®, Dysport®, Xeomin®, Prosigne®, Myobloc® são marcas de uma toxina purificada usada como relaxante muscular potente desde 1989. O mecanismo de ação é pelo bloqueio químico da liberação de transmissores que provocam a contração do músculo tratado. Em neurologia seu uso terapêutico é muito amplo, as indicações principais são:
Enxaqueca: a aplicação em pontos específicos na região do crânio e pescoço ajuda a reduzir a hipersensibilidade dos centros de controle de dor. Essa sensibilidade faz parte da causa da enxaqueca crônica, portanto é um tratamento seguro e com ótimos resultados.
Espasticidade: é a tensão muscular resultante de uma lesão cerebral ou medular, muito comum após o acidente vascular cerebral (AVC). Deve ser tratada precocemente para evitar dor, retração, deformidades e ajudar na recuperação dos movimentos.
Distonia: é um sintoma neurológico caracterizados por contrações involuntárias de partes do corpo, como torcicolo e câimbra do escrivão.
Espasmo hemifacial: quando existe uma lesão ou compressão do nervo facial, os músculos de uma metade do rosto podem se ativar involuntariamente, provocando contrações no olho, bochecha, lábios. Como a resposta a medicações e cirurgias pode ser insuficiente, o tratamento com toxina botulínica é a melhor opção para aliviar os sintomas.
Seu uso deve fazer parte de uma abordagem global para reabilitação e melhora da qualidade de vida. Nossa equipe conta com fisioterapeutas especializadas em reabilitação de doenças neurológicas.