Neurologia

A Neurologia é a especialidade médica que estuda os fenômenos do Sistema Nervoso. Fazem parte desse sofisticado sistema o cérebro, a medula espinhal, os nervos e os músculos.

É uma área em acelerado avanço de conhecimento, tanto sobre o funcionamento normal dessas estruturas quanto sobre doenças genéticas, infecciosas, degenerativas e inflamatórias.

Este campo tão amplo conta com neurocirurgia, neuroclínica e a neuropediatria para atender as pessoas com sintomas e causas diversas.

As doenças neurológicas mais prevalentes num consultório clínico são:

Alzheimer

Doença neurodegenerativa que se manifesta provocando deterioração das funções cerebrais, como perda de memória e da linguagem.

Demências

Distúrbios neurológicos com sintomas cognitivos e/ou sociais que interferem nas funções nas diárias.

Distúrbios de movimento

Movimentos involuntários e muitas vezes excessivos que podem ou não interferir no dia a dia do indivíduo

Parkinson

Doença neurológica progressiva que compromete a movimentação. A incidência do Parkinson, aumenta conforme a idade avança.

Distonia

Distúrbio neurológico que causa contração muscular involuntária, provocando movimento repetitivos ou torções

Acidente Vascular Cerebral

Emergência médica causada devido a interrupção do fornecimento de sangue ao cérebro. Paralisia, e dormência da face, braço ou perna, são sintomas.

Epilepsia

Síndrome neurológica que causa alteração temporária no funcionamento do cérebro, ocasionando a emissão de sinais incorretos ao corpo.

Enxaqueca

Distúrbio que se manifesta na forma de dor de cabeça com intensidade variável. Sua duração pode chegar a 72 horas.

Cefaleias

Popularmente conhecida como dor de cabeça, cefaleias são condições frequentes que podem ou não ser relacionadas com outras doenças.

Doenças Desmielinizantes

Doenças que atingem o cérebro ou a medula e causam inflamação na bainha de mielina dos nervos.

Esclerose Lateral Amiotrófica

Doenças que afeta o sistema nervoso, enfraquecendo os músculos e afetando as funções físicas. Acarreta paralisia motora irreversível.

Polineuropatias

Distúrbio simultâneo que atinge ao mesmo tempo, diversos nervos periféricos do organismo. Seu desenvolvimento é gradativo.

Dor Neuropática

Dor crônica que se manifesta quando são danificados servos do sistema nervoso central e/ou periférico.

Doenças do sono

Distúrbios do sono são caracterizados por mudanças nos hábitos noturnos, dificuldade em iniciar ou manter o sono.

Compreender os sinais e sintomas, estabelecer o diagnóstico e acompanhar o tratamento é a função e a vocação do neurologista.

Doença de Parkinson

Causada pela diminuição de neurônios produtores de dopamina no cérebro…

Epilepsia

Classificada como um distúrbio comum em várias doenças, a epilepsia é uma síndrome que tem como sintoma….

Quer marcar uma consulta com um médico neurologista em Campinas? Agende seu horário.

Podemos te ajudar?