Neurocirurgia

Especialidade da área médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de indivíduos que apresentem lesões ou patologias referentes ao cérebro, coluna, medula e nervos periféricos, os profissionais neurocirurgiões estão encarregados de realizar esses tratamentos e cirurgias.

Oficialmente esta área é definida como especialidade cirúrgica cujo tratamento pode ser cirúrgico ou não cirúrgico de doenças ou desordens do sistema nervoso central, periférico e autonômico, ou seja, esta área inclui não somente a intervenção cirúrgica como tratamento, mas a prevenção, o diagnóstico, a avaliação do paciente, seu tratamento, e a reabilitação.

Conheça abaixo alguns problemas tratados pela especialidade:

Cirurgia de base de crânio

Neurocirurgia que atua em doenças localizadas em regiões de difícil acesso no crânio e na região cervical.

Cirurgia Vascular Intracraniana

(aneurisma)

Procedimento cirúrgico para tratamento de aneurisma ou Malformação Arteriovenosa Cerebral

Malformação Arteriovenosa Cerebral

(MAV)

Constituem uma comunicação anormal entre o sistema arterial e venoso encontrado em qualquer local do cérebro.

Microcirurgia para tumores do Sistema Nervoso Central

(Neurinoma, Schwannoma, Cordoma, Adenoma de hipófise, Meningeoma)

Procedimento cirúrgico voltado à retirada de tumores do sistema nervoso central

Microcirurgia de Nervos Periféricos

Procedimento realizado para a reconstrução da conexão das fibras nervosas de nervos periféricos a fim de trazer de volta os movimentos naturais do membro.

Estereotaxia

Exame cuja função é localizar nódulos não palpáveis ou micro-calcificações.

Hidrocefalia

Aumento anormal do fluído cefalorraquidiano dentro da cavidade craniana.

Hematoma Subdural

Geralmente, é causado por um ferimento na cabeça forte o suficiente para estourar os vasos sanguíneos. Isso pode causar acúmulo de sangue que exerce pressão no cérebro.

Neurocirurgia funcional

A neurocirurgia funcional é responsável pelo tratamento de problemas que alteram o funcionamento do sistema nervoso, como dor crônica e Doença de Parkinson.

Tratamento da Dor

Tratamentos voltados à minimização ou eliminação da dor.

Neurocirurgia pediátrica

Procedimento cirúrgico do sistema nervoso voltado  ao tratamento de doenças e disfunções em crianças.

Cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral

Um conjunto de procedimentos que visa o tratamento das doenças da coluna de uma forma menos agressiva para o corpo.

Hérnia de disco cervical, torácica e lombar

Doença que surge quando o disco intervertebral e o seu centro gelatinoso, saem do local correto, causando a compressão de nervos da região.

Fratura da coluna vertebral

Ocorre quando um dos ossos da coluna vertebral fratura ou fragmenta. Seu tratamento pode ser Fisioterápico ou cirúrgico.

Tumores da coluna vertebral

(ósseo e raquimedulares)

Um tumor espinhal é um nódulo benigno ou canceroso de células na medula espinhal ou nas áreas circundantes.

Artrodese da coluna vertebral

Trata-se de um procedimento cirúrgico realizado com a intenção de estabilizar o movimento entre duas ou mais vértebras

Descompressão medular

É o procedimento que alivia a pressão excessiva nos nervos causada por estruturas doentes como hérnias de disco, cistos ou tumores.

Cirurgia do túnel do carpo

Procedimento para reabilitação de tendões e nervos localizados dentro do Ligamento Transversal do Carpo (Túnel do Carpo)

Doenças degenerativas da coluna vertebral

A doença degenerativa da coluna é um conjunto de patologias relacionadas ao processo de degeneração da mesma e está associada a síndromes clínicas

Neuroendoscopia

É um termo que se refere às neurocirurgias realizadas com o endoscópio, portanto englobam tanto as cirurgias da coluna vertebral como as cirurgias cranianas.

Quer marcar uma consulta com um neurocirurgião em Campinas? Agende seu horário.

Podemos te ajudar?