Intervenções e Tratamentos

Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é causada essencialmente pela diminuição dos neurônios produtores de dopamina no cérebro, o que provoca os sintomas de diminuição dos movimentos, enrijecimento muscular, tremor e perda de equilíbrio.

É a segunda doença neurodegenerativa mais frequente da nossa era, afetando 2 a cada 100.000 indivíduos da população geral, porém em pessoas acima de 80 anos pode chegar a 1.600 a cada 100.000.

No entanto, essa doença também afeta jovens antes dos 20 anos de idade. Muitos estudos científicos estão em andamento sobre doença de Parkinson.

Hoje em dia temos uma gama de medicamentos (via oral, adesivo e futuramente injetáveis e via sonda jejunal) para o tratamento de diversos sintomas diferentes – tremor, mobilidade, pesadelos, discinesias, psicose, etc.

Um advento essencial foi a cirurgia funcional para doença de Parkinson, que consiste em 2 modalidades – a lesão ablativa e o estimulador profundo cerebral ou DBS (sigla em inglês).

São opções de extrema importância para equilibrar efeitos colaterais e melhorar a resposta ao tratamento em pacientes com doença em fase moderada.

O tratamento cirúrgico é seguro e os benefícios são prolongados, dependente principalmente da avaliação correta do candidato à cirurgia para definição da técnica e expectativas.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?